LinkedIn prepara-se para encerrar app na China e realizar novos despedimentos

LinkedIn prepara-se para encerrar app na China e realizar novos despedimentos

O LinkedIn revelou que vai realizar uma nova vaga de despedimentos, que desta vez vão afetar as divisões da empresa na China, mais concretamente da app “InCareer”.

A InCareer foi lançada como uma aplicação dedicada do LinkedIn para a China, em dezembro de 2021, e pretendia ajudar os utilizadores a encontrarem novos empregos de forma local. A aplicação foi lançada pouco depois da app principal do LinkedIn ter sido banida da China.

Apesar do sucesso inicial, a empresa cita agora que, nos últimos anos, a aplicação tinha vindo a verificar várias complicações e uma competição mais apertada, o que obriga agora à decisão de encerrar a plataforma por completo.

Segundo a mensagem partilhada pelo CEO do LinkedIn, Ryan Roslansky, a aplicação vai ser encerrada e os mais de 716 postos de trabalho serão extintos. Os funcionários que estejam abrangidos pelas leis norte-americanas vão receber todas as compensações a que possuem direito.

A aplicação vai ser oficialmente encerrada no dia 9 de agosto, altura em que os utilizadores deixarão de ter aceso à mesma no pais.

No entanto, apesar destes cortes, o LinkedIn ainda irá manter algumas das suas equipas na china, associadas com o setor das contratações e parcerias exteriores. Mas será um número consideravelmente inferior de funcionários face ao que existia na app dedicada da empresa.

Roslansky afirma na sua mensagem que antecipa um ano de 2024 bastante desafiador, e que várias mudanças estão a ser preparados com isso em conta, e investimentos são esperados para melhorar a interação da plataforma nos diferentes meios.

Ao mesmo tempo, o executivo também deixou detalhes sobre como a Inteligência Artificial encontra-se a ser o tema do dia, e que o LinkedIn tem investido consideravelmente em integrar novas funcionalidades focadas neste campo para melhorar como os utilizadores criam conteúdos na plataforma.