OPPO decide encerrar desenvolvimento do seu chip MariSilicon

OPPO decide encerrar desenvolvimento do seu chip MariSilicon

A Oppo decidiu que vai deixar de produzir novos chips dedicados, dentro da sua linha MariSilicon, apenas dois anos depois dos mesmos terem sido oficialmente revelados pela empresa.

De acordo com o portal Android Authority, a OPPO terá confirmado a medida em comunicado, indicando que deixará de fabricar futuros chips dentro desta linha. A medida foi, no entanto, feita de forma abrupta, com a entidade responsável pela criação dos chips a deixar de produzir novas unidades praticamente do dia para a noite.

Segundo a empresa, esta referiu as incertezas a nível dos mercados globais como um dos motivos para a decisão, tendo optado por encerrar as linhas de operações ZEKU – a entidade que era responsável pela produção dos chips.

De relembrar que a OPPO tinha revelado os seus chips dedicados durante o evento INNO Day 2021. Estes chips foram depois integrados em dispositivos como o Find X5, e a empresa tinha mesmo planos de os alargar para mais dispositivos e sistemas no futuro. O Find X6 também conta com a NPU da Marisilicon, para fornecer melhor qualidade de imagem em fotos e vídeos.

Como tal, não existia uma razão concreta para a descontinuação da linha, ainda mais tendo em conta que empresas como a Google e Apple estão a apostar cada vez mais na utilização dos seus próprios chips para o desenvolvimento de novos produtos.

A empresa sublinha, no entanto, que esta medida não vai afetar os atuais modelos que tenham os chips Marisilicon integrados, sendo que ainda vão continuar a existir unidade disponíveis para a produção e a atualização de software será mantida.