Xiaomi pretende aumentar a sua produção na Índia
A Xiaomi confirmou que vai ser uma das empresas que, brevemente, vai começar a mudar algumas das suas linhas de produção da China para a Índia, uma tendência que tem vindo a ser cada vez mais frequente nos últimos tempos.
Segundo o comunicado da empresa, a Xiaomi vai começar por mover a produção dos seus dispositivos de áudio sem fios para a Índia, numa medida que se espera abranger mais produtos durante os próximos tempos.
A confirmação foi deixada por Muralikrishnan B, executivo da Xiaomi, no Twitter, e indica que será o primeiro compromisso da empresa para com o mercado indiano.
De acordo com a Reuters, a Xiaomi já fabrica uma grande parte das suas TVs e smartphones que vende no mercado indiano dentro do pais. No entanto, a medida agora aplicada pretende colocar as linhas de produção para mercados internacionais também disponíveis na Índia, alargando a capacidade de distribuição da empresa e deixando de se ficar dependente do mercado da China.
Para já, esta medida apenas se aplica a produtos de áudio da empresa, mas espera-se que, no futuro, venha a alargar-se também para outros produtos da empresa, o que pode incluir muitos smartphones e tablets que são vendidos para os mercados internacionais. Esta medida faz também parte da campanha “Make in Índia”, que começou muito antes da pandemia afetar o dia a dia dos utilizadores.
Para a produção dos seus dispositivos na Índia, a Xiaomi vai criar uma parceria com a empresa Optiemus, que será responsável pela tarefa no pais. A Xiaomi afirma que pretende aumentar a produção na Índia em 50% até finais de 2025.