Instagram revela detalhes sobre como funciona o seu algoritmo

Instagram revela detalhes sobre como funciona o seu algoritmo

O Instagram encontra-se a dar uma rara visão de como os conteúdos da sua plataforma são recomendados, sobretudo para tentar desmistificar algumas questões sobre como o algoritmo funciona.

Numa nova publicação no blog da plataforma, Adam Mosseri forneceu mais detalhes sobre como este sistema recomenda os conteúdos aos utilizadores e como determinadas contas podem ter conteúdos mais visíveis do que outras.

De acordo com Mosseri, o Instagram não possui um único algoritmo que verifica o que cada um vê ou não vê na aplicação. Invés disso, a plataforma usa diversos sinais de ranking e algoritmos diferentes para identificar os conteúdos que sejam mais adequados para cada utilizador, nos diferentes locais dentro da rede.

Este é o motivo pelo qual não existem dois utilizadores iguais para o Instagram, cada um com os seus gostos e recomendações na plataforma.

Num dos exemplos, Mosseri explica que os conteúdos que surgem no ecrã inicial do Instagram – o feed principal – são recomendações com base nas atividades passadas dos utilizadores, bem como nas interações feitas com outros dentro da rede. O mesmo se aplica nas Stories, onde os conteúdos que surgem primeiro serão aqueles que tenham mais interesse para o utilizador final com base na atividade passada.

Por sua vez, as recomendações da aba de Explorar surgem como parte dos conteúdos que foram interagidos, partilhados e comentados dentro do Instagram. A rede tenta encontrar temas que sejam similares aos que o utilizador tenha mais possibilidade de gostar de ver no seu feed.

Outro tema interessante que também foi indicado será relacionado com o shadowbanning. Esta prática consiste em esconder ou diminuir a visibilidade de certos conteúdos dentro da plataforma, sem uma razão para tal ou um bloqueio direto dos mesmos.

O Instagram afirma que se encontra a trabalhar para tornar as suas políticas mais transparentes, incluindo os casos onde conteúdos dos utilizadores possam ter uma visibilidade mais limitada.

Um dos exemplos para tal encontra-se sobre a nova funcionalidade de “Estado da conta”, que indica um pouco dos detalhes que podem levar uma conta a ser limitada dentro do Instagram, apontando também as razões para tal.

Com esta nova medida, o Instagram parece encontrar-se focado em tornar-se uma plataforma mais transparente, dando visibilidade aos utilizadores sobre o estado dos seus conteúdos e como estes são recomendados a outros utilizadores dentro da plataforma.

Espera-se que mais novidades nesse sentido venham a ser reveladas em breve.