Intel e Alemanha vão assinar acordo para produção de chips em Dresden
A Intel e o governo da Alemanha vão assinar, durante o dia de hoje, um novo acordo para a criação da fábrica da empresa em Dresden, onde a empresa vai começar a construir os seus semicondutores.
De acordo com a Reuters, o acordo surge depois de meses de negociações entre as duas partes. O governo alemão vai pagar vários milhões de euros em subsídios para a Intel começar a produção de chips nesta nova fábrica e como forma de atrair o negócio para a região.
Inicialmente, a Intel terá pedido cerca de 10 mil milhões de euros em subsídios, mas a Alemanha negou este pedido, embora tenha tentado reduzir o mesmo para os 6.8 mil milhões. No entanto, este valor ainda terá sido inferior ao que a Intel pretendia.
Agora, as duas partes terão chegado a um acordo para o investimento de 9.9 mil milhões de euros, um valor ligeiramente abaixo do inicialmente pedido pela Intel.
A Intel afirma que este valor será necessário tendo em conta os custos mais elevados de produção em países como a Alemanha. De notar que, até ao momento, os detalhes dos valores ainda não são oficiais, portanto podem ser feitas alterações face ao documento final que as autoridades governamentais alemãs venham a revelar.
De notar que a Alemanha encontra-se a focar fortemente na criação de fábricas locais para a produção de chips da empresa. Além da Intel, esta encontra-se também a tentar atrair a produção da TSMC e da Northvolt.
De notar que ainda deve demorar alguns anos para que as fábricas da Intel comecem a produzir na Alemanha, mas este será o primeiro passo para tal e para aumentar a produção da empresa em território europeu, deixando de se encontrar dependente apenas da China.