IRL era uma rede social “unicórnio”, mas com 95% de utilizadores falsos

IRL era uma rede social “unicórnio”, mas com 95% de utilizadores falsos

Ter uma rede social com o nome de IRL antecipa que existam utilizadores na mesma. No entanto, não era isso que acontecia com este exemplo.

A rede social IRL confirmou recentemente que vai encerrar as suas atividades, depois de uma investigação interna da empresa ter revelado que “95% dos utilizadores são falsos”. De acordo com o portal The Information, esta plataforma tinha ganho mais de 200 milhões de dólares em investimentos nos últimos tempos, mas chega agora ao fim depois de ter sido descoberto que a grande maioria dos utilizadores eram bots ou contas automáticas.

A plataforma focava-se sobretudo para os utilizadores mais jovens, que pretendiam uma alternativa para o Facebook. No entanto, depois de ter conseguido obter mais de 200 milhões de dólares em investimentos, os problemas começaram a surgir.

A empresa terá despedido cerca de 25% da sua força laboral o ano passado, depois de a empresa ter crescido quase três vezes no número de novos funcionários – o que foi visto como uma surpresa.

No entanto, esta ainda se encontrava internamente a afirmar aos funcionários que teria capital para um 2024 estável e de crescimento. No entanto, estas declarações eram vistas com algum desagrado e desconfiança pelos funcionários, que também deixavam dúvidas sobre as alegações que existiam 20 milhões de utilizadores ativos mensalmente na app.

Infelizmente isso não parece o que vai acontecer, agora que a empresa confirmou que vai encerrar as suas atividades, e que os investimentos realizados serão devolvidos aos investidores. A nova direção da IRL afirma que, numa análise interna, 95% das contas existentes eram falsas ou de bots, não existindo forma da plataforma se manter ativa nestas condições.