Twitter a ser processado pelos maiores estúdios da indústria musical

Twitter a ser processado pelos maiores estúdios da indústria musical

O Twitter pode encontrar-se a enfrentar um novo processo em tribunal, desta vez devido ao uso de música licenciada sobre a sua plataforma.

De acordo com o portal OCRegister, a National Music Publishers encontra-se a processar o Twitter, por alegadamente a empresa ter violado os direitos de autor de várias músicas, que se encontram a ser partilhadas no serviço.

A acusação indica que o Twitter é uma das poucas plataformas sociais que não se encontra, atualmente, a pagar pelos direitos de autor das músicas que são colocadas na plataforma. Em contrapartida, plataformas como o Facebook, Snap, YouTube e outras encontram-se a pagar milhões de dólares todos os anos para manterem acordos de licenciamento das músicas colocadas nos seus serviços.

A NMPA, uma das maiores associações de artistas musicais nos EUA, encontra-se a acusar o Twitter de violar os direitos de autor de quase 1700 músicas. O caso foi apresentado no tribunal de Nashville, e engloba alguns dos maiores nomes da indústria, como é o caso da Sony Music e Universal Music Publishing Group.

As editoras pretendem que o Twitter seja obrigado a pagar quase 150.000 dólares por cada conteúdo que esteja a ser infringido na sua plataforma, entre outros danos. A acusação aponta ainda que o Twitter encontra-se a beneficiar dos conteúdos dos artistas que possuem as suas músicas colocadas no serviço sem autorização.

De notar que, ainda antes de Elon Musk entrar na plataforma, o Twitter encontrava-se a focar na criação de acordos com alguns dos maiores estúdios de música nos EUA, para evitar exatamente este género de problemas. No entanto, desde que Musk se encontra na direção da plataforma social, as atenções do mesmo voltaram-se para outros temas.