Windows 10 e 11 força instalação dos drivers do Windows Update

Windows 10 e 11 força instalação dos drivers do Windows Update

De tempos a tempos, a Microsoft força algumas atualizações no Windows, sobretudo para sistemas mais antigos ou que estejam a entrar na lista de versões descontinuadas. Isto é algo que a empresa realiza desde o Windows 10, como forma de manter os utilizadores seguros e atualizados, mesmo quando não instalam as atualizações do sistema.

Ao mesmo tempo, a empresa também fornece algumas atualizações para software de terceiros, nomeadamente para componentes críticos do sistema, como os drivers. Através do Windows Update, os utilizadores podem também descarregar versões recentes dos drivers de componentes como a placa gráfica, de som, chipset, entre outros.

Felizmente, os utilizadores possuem controlo se pretendem ou não que os drivers de terceiros sejam instalados via o Windows Update, tendo em conta que, por vezes, podem sobrepor-se aos drivers oficiais dos fabricantes. No entanto, parece que recentemente a empresa começou a “ignorar” essa configuração.

Mesmo nos utilizadores que tenham configurado os seus sistemas para não terem a instalação automática de drivers, o Windows Update parece encontrar-se a instalar as mesmas de qualquer forma. Vários utilizadores encontram-se a confirmar que, nas mais recentes versões do Windows 11, o sistema encontra-se a descarregar as versões dos seus drivers de placas gráficas da AMD e NVIDIA, sobrepondo-se a outras que os utilizadores possam ter.

Curiosamente, este parece ser um problema conhecido, tanto que a AMD possui um guia dedicado no seu site relativamente a este erro. No entanto, esta tarefa pode ser algo que nem todos os utilizadores tenham conhecimento, e o Windows pode acabar por instalar versões dos drivers que não sejam as mais recomendadas para cada utilizador.

No final, no caso de os utilizadores verificarem que os drivers foram substituídos por versões do Windows Update, ainda é possível voltar à versão anterior reinstalando os drivers diretamente descarregados dos sites dos fabricantes – embora seja também recomendado desativar a instalação automática de drivers para evitar a sobreposição no futuro.