AdDuplex confirma encerramento 12 anos depois do lançamento

AdDuplex confirma encerramento 12 anos depois do lançamento

A AdDuplex é uma plataforma mais conhecida pelos programadores de apps no Windows e no (antigo) Windows Phone. A plataforma permitia aos utilizadores terem uma forma de rentabilizar as suas aplicações através de apps do ecossistema da Microsoft – tendo ganho destaque na altura em que a empresa ainda se encontrava a focar no Windows Phone.

No entanto, apesar de ter sido lançada faz mais de 12 anos, a empresa encontra-se agora a encerrar as suas atividades. Alan Mendelevich, o cofundador da mesma, afirma que a decisão foi tomada como parte de uma industria que se encontra a encolher e atinge apenas um pequeno leque de utilizadores.

O formato de publicidade da AdDuplex era diferente do conceito habitual. Invés de recompensar os programadores em monetização, este permitia a partilha de visualizações de publicidade para promover produtos e serviços em outras plataformas.

Por exemplo, por cada 10 impressões de publicidade dentro de uma app, a plataforma fornecia 8 para o gestor da mesma, permitindo expandir o alcance para outras aplicações e utilizadores. Na altura do seu pico, a plataforma contava com mais de 5 milhões de anúncios publicados por dia, em aplicações Windows.

Ao mesmo tempo, a plataforma servia também como forma de análise para as diferentes aplicações e o estado das mesmas dentro do ecossistema do Windows. Em várias ocasiões, os dados da AdDuplex eram usados para a analise do mercado do uso do Windows.

No entanto, a popularidade da plataforma de publicidade caiu drasticamente nos últimos anos, em parte porque uma grande parte dos programadores de apps para Windows começaram a adotar outros formatos de publicidade – e porque o Windows Phone também acabaria por ser descontinuado do mercado.

A empresa espera deixar de fornecer publicidade nas suas aplicações a partir de 17 de Julho de 2023, sendo que a área de clientes da mesma deve ser desligada a 1 de Agosto de 2023. Os programadores são aconselhados a alterarem para outros formatos de monetização e a descarregarem os dados que necessitem antes destas datas.