AMD revela novo processador de topo para gaming, mas limitado a um portátil

AMD revela novo processador de topo para gaming, mas limitado a um portátil

A AMD encontra-se a entrar com uma nova aposta para o mercado dos computadores portáteis, sobretudo focados para gaming. A empresa revelou esta semana o AMD Ryzen 9 7945HX3D, um dos mais avançados modelos focados para sistemas portáteis.

Este destaca-se por ser o primeiro chip da AMD focado para sistemas portáteis a usar 3D V-Cache, com 128 MB de cache L3. O mesmo encontra-se a ser produzido sobre o nome de código “Dragon Range”.

Este conta ainda com uma arquitetura AMD Zen 4, 16 cores e 32 threads, e um clock de boost nos 5.4 GHz, juntando ainda uma gráfica integrada AMD Radeon 610M. O desempenho final deste chip é sem dúvida um dos pontos foco do mesmo, graças ao uso da 3D V-cache.

No entanto, para quem procura um dispositivo com o processador, a escolha vai ser limitada. Isto porque o único modelo que se encontra atualmente disponível com o processador é o ASUS ROG Strix SCAR 17 X3D.

Espera-se que o chip venha a encontrar-se em mais modelos no futuro, mas para já este é o único computador portátil que pode ser adquirido com o novo processador da AMD. No entanto, o portátil em si é bastante avançado.

Conta com um ecrã de 17.3 polegadas, a 240 Hz, juntando ainda 32 GB de RAM, 2 TB de armazenamento SSD e uma gráfica NVIDIA GeForce RTX 4090. O AMD Ryzen 9 7945HX3D é a cereja no topo do bolo, que permite ao portátil obter o desempenho extra que se pretende.