Aria da Opera atinge um milhão de utilizadores

Aria da Opera atinge um milhão de utilizadores

A Opera revelou que a sua plataforma de Inteligência Artificial generativa, conhecida como Aria, atingiu recentemente a marca de um milhão de utilizadores desde o seu lançamento.

De relembrar que a Opera lançou a sua plataforma em meados de Maio, e tornou-a disponível para todos os utilizadores em Android no final de Junho. A Aria foi criada tendo como base uma parceria com a OpenAI, para integrar os modelos do GPT no chatbot, e permitir aos utilizadores realizarem rapidamente questões para o sistema.

O co-CEO da Opera, Lin Song, afirma que a empresa encontra-se extremamente contente com os valores iniciais da plataforma. Ao mesmo tempo, este afirma ainda que os utilizadores encontram-se a passar mais tempo a usar a plataforma, e a realizarem mais questões na mesma de forma direta.

O mesmo indica que a Aria ainda se encontra nos seus “primeiros tempos”, e que novidades estão previstas de chegar em breve. Mas para já, os valores atingidos e o impacto da mesma no dia a dia dos utilizadores são visíveis.

Apesar de ser baseada nos modelos do GPT da OpenAI, similar ao que se encontra no ChatGPT, a Aria conta com algumas vantagens, como o facto de se encontrar integrado diretamente no navegador, e de se encontrar também disponível nos dispositivos Android, sem que seja necessário aceder ao site da OpenAI para usar o ChatGPT.

Além disso, e ao contrário do ChatGPT, pode também usar pesquisas na internet para melhorar os resultados das questões apresentadas – algo que os utilizadores da versão gratuita do ChatGPT não podem realizar.