Compra da Activision pela Microsoft recebe aprovação em mais um país

Compra da Activision pela Microsoft recebe aprovação em mais um país

Apesar de a Microsoft ainda se encontrar a ter problemas para realizar a compra da Activision Blizzard, com algumas entidades a rejeitarem a mesma, outras aprovam que o negócio seja realizado sem problemas.

A mais recente terá sido as autoridades da concorrência na África do Sul, que se juntam na lista de quase 40 países que aprovaram a compra da Activision por parte da Microsoft. As autoridades não deixaram muitos detalhes sobre a razão para a compra ter sido aprovada, mas o documento da mesma indica que esta pode ser realizada sem problemas por parte desta entidade.

A grande maioria dos países aprovaram que a compra fosse realizada, ou passaram a mesma com aprovação e algumas pequenas restrições ou notas a ter em conta para o futuro. Apenas dois países ainda se encontram a aplicar bloqueios para que a compra seja realizada, neste caso o Reino Unido e os EUA.

No caso do Reino Unido, a autoridade da competição no país afirma que a compra da Activision pode vir a prejudicar empresas rivais a nível do mercado de Cloud Gaming, dando a vantagem para a Microsoft e para os jogos que esta fornece na sua própria plataforma cloud. Desde esta decisão, a Microsoft tem vindo a expandir as parcerias para mostrar que se encontra aberta a fornecer os seus jogos em plataformas cloud rivais.

No entanto, também a FTC, nos EUA, bloqueou a compra da Activision, alegando que a mesma poderia prejudicar as empresas rivais no mercado e daria ainda mais controlo para a Microsoft sobre os jogos disponíveis nas suas plataformas.

A Microsoft encontra-se, neste caso, a defender a sua posição nos tribunais norte-americanos, num caso que ainda pode vir a demorar vários meses.