Edge agora identifica sites com notificações abusivas

Edge agora identifica sites com notificações abusivas

A Microsoft tem vindo a integrar várias novidades no Edge, e uma das mais recentes pode ajudar os utilizadores a evitarem sites que tenham notificações abusivas.

Se usa a internet ativamente, é possível que já tenha entrado em sites que requerem que ative as notificações, e que abusam das mesmas para o envio de spam e outros conteúdos potencialmente nefastos. Apesar de as notificações, por si, serem inofensivas, podem acabar por levar os utilizadores para sites de malware ou a enganar os mesmos em diversos esquemas – ou simplesmente a serem irritantes.

No entanto, com as mais recentes versões do Edge, esse problema encontra-se finalmente resolvido. A Microsoft afirma que o sistema de notificações do Edge agora está mais “inteligente”, sendo capaz de identificar sites que abusem das notificações.

Este novo sistema é capaz de identificar os sites que abusem no envio de notificações, bloqueando a apresentação dos pedidos das mesmas. Os utilizadores devem verificar uma mensagem de alerta, a indicar que as notificações foram bloqueadas e não é automaticamente apresentado o banner para ativar as mesmas.

exemplo de site com notificações abusivas

A medida não evita que os utilizadores ainda possam, manualmente, ativar as notificações. Carregando no ícone da “campainha” na barra de endereços ainda é possível voltar a apresentar o alerta de permissão. No entanto, pode ser uma considerável ajuda para evitar que os utilizadores possam ativar as notificações por engano.

A lista de sites potencialmente abusivos das notificações será mantida atualizada pela Microsoft e automaticamente atualizado no Edge.

Os utilizadores apenas necessitam de verificar se as suas instalações do Edge se encontram na versão mais recente disponível para poderem beneficiar desta proteção adicional.