Edge pretende agora substituir os leitores de EPUB

Edge pretende agora substituir os leitores de EPUB

Quando o Edge passou a usar a mesma tecnologia base que se encontra no Chrome, muitos consideraram que a medida foi um ponto positivo para o navegador. Tanto que a Microsoft também considera isso, tendo integrado o Edge como uma base fundamental do Windows – e chateando também os utilizadores para o usarem.

No entanto, quando o antigo Edge foi convertido para a nova base, algumas das suas funcionalidades foram também perdidas. Uma delas era a capacidade de ler conteúdos no formato EPUB – bastante popular em ebooks e outros conteúdos digitais focados em leitura e livros.

No entanto, existem boas notícias para quem usava o Edge para este fim. As mais recentes versões do Edge Canary agora voltam a trazer suporte para conteúdos em formato EPUB. Com isto, os utilizadores podem agora abrir conteúdos EPUB no Edge, incluindo no mesmo ainda a capacidade de visualizar os diferentes capítulos do mesmo e colocar páginas marcadas dentro do navegador, para rápido acesso futuro.

ePub no Edge

Curiosamente, o antigo Edge, apesar de todos os seus problemas como “navegador”, era visto por muitos como uma excelente opção para a leitura de conteúdos EPUB. Espera-se que essa funcionalidade venha agora a surgir como base do Edge em futuras atualizações.

De notar que, de momento, a funcionalidade ainda se encontra bastante limitada e em desenvolvimento. Está apenas disponível para utilizadores do Edge Canary, e é necessário ativar a flag via a linha de comando “–enable-features=msEdgeEpubReaderEnabled”.

Eventualmente, espera-se que venha a ser integrado como suporte nativo do navegador para todos.