Logotipo X de Elon Musk pode trazer algumas dores de cabeça

Logotipo X de Elon Musk pode trazer algumas dores de cabeça

Para começar a semana, o Twitter decidiu realizar algumas mudanças – entre as quais se encontra a mudança do nome da plataforma de “Twitter” para “X”. As alterações já começaram a ser aplicadas no site também, com o logo da plataforma alterado para o X da empresa.

No entanto, por entre os comentários da alteração, também surge que se encontre a comparar o novo logo da X com um logo de outra plataforma: a Xbox.

De acordo com o jornalista Tom Warren, a letra “X” da plataforma de Elon Musk é apenas a fonte “Special Alphabet 4”, que basicamente pode ser comprada em qualquer plataforma. Não foi realizada uma grande adaptação final – na verdade, pode-se dizer que nada foi alterado entre o X da fonte, que existe faz bastante tempo, e o novo logo do X.

Mas além disso, uma rápida pesquisa também demonstra que o novo logo da X é bastante similar ao logo usado pela Microsoft com o lançamento da Series X da Xbox. A primeira vez que este logo surgiu no mercado foi registado pela Microsoft em 2020.

Logo da X e da X da Microsoft

Isto encontra-se a levantar questões sobre a pesquisa que foi feita por parte da X/Twitter relativamente ao novo logo, e o impacto que tal pode ter para o futuro. A ter em conta que o termo “X” também se encontra usado em outras plataformas.

Como exemplo, a X.org, um projeto/fundação de implementação do sistema X Window, para diferentes plataformas. Esta conta também com um logo similar ao do Twitter, além de ter a marca registada em seu nome.

imagem do logo do X do Twitter com Xorg

Para já, ainda nada de concreto foi avançado contra o Twitter pelo uso de marcas registadas.