Maiores empresas de tecnologia apelam à Casa Branca por regras na IA
Os representantes de sete das maiores empresas de tecnologia no mercado encontram-se a criar um apelo para a Casa Branca, nos EUA, de forma a serem criadas regras para o desenvolvimento responsável de tecnologias de Inteligência Artificial.
Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft, e OpenAI encontram-se na lista de empresas que apoiam a criação de regras para que as tecnologias de IA sejam criadas de forma responsável e segura, bem como dentro dos padrões da ética. Esta preocupação tem vindo a ser crescente nos últimos tempos, em parte com a evolução que a IA tem vindo a tomar no mercado.
Este apelo surge também numa altura em que várias frentes apontam os perigos da IA, e da forma como esta pode ser usada para fins maliciosos ou com consequências negativas.
Estão a surgir cada vez mais sistemas que possuem capacidades de desenvolver textos, imagens, vídeos e código cada vez mais realista e poderoso, e que pode ser criado de forma relativamente rápida.
A Microsoft foi uma das que se pronunciou sobre a necessidade de construir mecanismos para que a IA seja desenvolvida de forma segura e responsável para os diversos mercados. A ideia da empresa passa por que sejam criadas regras guia que as entidades devem seguir para criarem as suas tecnologias de IA.
A OpenAI também referiu que as empresas devem ter cautela ao lançarem novas tecnologias de IA, e sobre os modelos que são desenvolvidos para as mesmas, ponderando todos os pontos positivos e os negativos.
Por sua vez, a Casa Branca também deixou claro que pretende trabalhar com as maiores empresas da indústria para criar estas regras, de forma a que tornem a tecnologia segura, mas também continuem a permitir o desenvolvimento futuro.