Malware propaga-se em publicidade do Facebook

Malware propaga-se em publicidade do Facebook

De tempos a tempos surgem novas formas de esquemas pela Internet, e um dos que tem vindo a ganhar bastante destaque nos últimos tempos encontra-se na publicidade do Facebook – e pode chegar aos utilizadores que usam a rede social.

Nos últimos dias, o TugaTech tem vindo a confirmar que a publicidade do Facebook encontra-se a ser fortemente usada para esquemas de malware, incentivando os utilizadores por intermédio de “garantias” de acesso a ferramentas de IA – como o Google Bard.

A campanha encontra-se a usar páginas com milhares de seguidores – possivelmente roubadas ou atacadas – e onde se usa as mesmas para publicar publicidade na plataforma para sites externos, prometendo acesso a diversas ferramentas de chatbot de IA.

Um dos exemplos encontra-se sobre o acesso ao Google Bard, onde a mensagem sugere que os utilizadores podem obter acesso gratuito ao chatbot – relembrando que o Google Bard é inteiramente gratuito, embora não se encontre disponível em Portugal de forma oficial.

Mensagem de publicidade no facebook sobre Google Bard com malware

A ideia será levar os utilizadores a acederem ao site, onde se encontra o suposto ficheiro necessário para executar o chatbot – protegido por um ficheiro comprimido com senha, para dificultar a identificação por software de segurança.

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos conteúdos em que se encontram a aceder. Neste caso, o Google Bard apenas se encontra disponível nos EUA, e de momento não existe previsão de quando vai ficar disponível em Portugal.