Meta vai abrir o seu modelo de linguagem LLaMA 2

Meta vai abrir o seu modelo de linguagem LLaMA 2

A Meta continua a dar passos largos no desenvolvimento da sua linguagem de Inteligência Artificial, e o mais recente passa por abrir o modelo do LLaMA 2 para todos. A empresa confirmou que vai tornar o modelo acessível para fins de investigação, académicos e para uso comercial.

Os desenvolvimentos recentes em Inteligência Artificial (IA), em particular a IA generativa, estão a demonstrar o que os especialistas já defendem há muito tempo – estas tecnologias têm o potencial de ajudar as pessoas a fazer coisas incríveis, a criar uma nova era de oportunidades económicas e sociais, e dar aos criadores e empresas novas formas de expressão.

A Meta acredita que uma abordagem aberta, de open-access, é a forma correta para o desenvolvimento dos modelos de IA atuais, especialmente aqueles do espaço generativo, onde a tecnologia está a avançar rapidamente.

O modelo IA aberto pode beneficiar todos: as empresas, empreendedores ou investigadores têm acesso às ferramentas a uma escala que seria difícil construírem sozinhos, com o apoio de uma poderosa estrutura computacional. É um mundo de oportunidades para experimentar e inovar, e ainda, para beneficiar a economia e a sociedade.

E a Meta acredita que o acesso aberto também é mais seguro, sendo que uma comunidade de investigadores e developers pode testar e identificar os problemas das tecnologias rapidamente. Ao ver como estas ferramentas são usadas por outras pessoas, as próprias equipas da Meta podem aprender, melhorar e corrigir as vulnerabilidades.

A ciência aberta e a colaboração com parceiros académicos e da indústria estão no centro dos desenvolvimentos IA da Meta. Dezenas de grandes modelos de linguagem, como o ‘Falcon’ introduzido pelos Emirados Árabes Unidos, já foram lançados e estão a impulsionar o progresso de developers e investigadores.

Estes modelos estão a ser usados pelas empresas como ingredientes principais para novas experiências de IA generativas. A Meta ficou especialmente impressionada com a procura registada para aceder ao Llama 1, com mais de 100 mil solicitações de acesso ao modelo de linguagem, e com uma diversidade imensa de soluções desenvolvida.

Novas funcionaldiades do LLama 2

Agora, a Meta está pronta para partilhar a próxima versão do Llama 2 e disponibilizá-la gratuita para investigadores e para uso comercial, incluindo pesos de modelo (model weights) e código inicial para o modelo pré-treinado, assim como versões de conversação ajustada (fine-tuned). Como Satya Nadella anunciou no palco do Microsoft Inspire, a Microsoft é o parceiro eleito pela Meta para a comercialização do Llama 2 e para expandir a IA generativa. A partir de hoje, o Llama 2 estará disponível no catálogo de modelos de IA do Azure, permitindo que os developers que usam o Microsoft Azure aproveitem as ferramentas nativas da nuvem para filtragem de conteúdo e recursos de segurança.

O Llama 2 também é otimizado para ser executado localmente no Windows, oferecendo aos developers um fluxo de trabalho contínuo à medida que trazem experiências de IA generativas para clientes em diferentes plataformas. O Llama 2 estará disponível através da Amazon Web Services (AWS), Hugging Face e outros fornecedores.

Os utilizadores têm beneficiado da parceria de longa data da Meta com a Microsoft: as duas empresas introduziram um ecossistema aberto para estruturas de IA intercambiáveis; conceberam investigações para promover o estado da arte em IA; colaboraram para dimensionar o PyTorch — o principal framework de IA criada pela Meta e pela comunidade de IA — no Azure; e juntaram-se a um grupo que suporta o framework da Partnership on AI para ação e partilha coletiva. Esta parceria estende-se para fora da IA e também para o metaverso, onde estão a ser construídas experiências imersivas para o futuro de trabalho e do lazer.

A parceria entre as duas empresas foi ampliada, e a Microsoft e a Meta estão a sustentar uma abordagem de inovação aberta para fornecer maior acesso a tecnologias de IA fundamentais para beneficiar negócios em todo o mundo.

Não são apenas a Meta e a Microsoft que acreditam na democratização do acesso aos modelos atuais de IA. Existe uma ampla variedade de simpatizantes que também acredita nessa abordagem: há empresas que estão entusiasmadas em criar novos produtos com o Llama 2; fornecedores de serviços cloud que vão incluir o Llama 2 nas suas ofertas; e instituições que colaboram com a Meta para uma implementação segura e responsável de grandes modelos generativos.