Mudança repentina do Twitter para X ativa sistema de segurança no Edge

Mudança repentina do Twitter para X ativa sistema de segurança no Edge

Alguns utilizadores do Twitter, agora X, podem gostar de usar a aplicação PWA da plataforma em desktop, invés de usarem diretamente o site no navegador. No entanto, para quem use o Microsoft Edge, durante os últimos dias pode ter sido surpreendido com um alerta do navegador.

A drástica mudança do Twitter para X tem vindo a causar confusão para vários, e até mesmo para a parte de software.  Uma das mudanças da plataforma encontra-se sobre o logo da mesma, que deixou de lado a imagem do tradicional pássaro azul para adotar apenas a imagem da letra X.

No entanto, os utilizadores do Edge que usem o Twitter/X como PWA podem ter sido surpreendidos com um alerta de segurança do navegador. Ao que parece, o Edge encontra-se a notificar os utilizadores sobre a mudança do Twitter para X, indicando que a aplicação PWA pode estar a tentar fazer-se passar por outra.

Este alerta faz parte de uma das funcionalidades de segurança do Edge, e deteta quando o ícone de uma app PWA é subitamente alterado – o que pode indicar mudanças na app com fins maliciosos.

mensagem que surge aos utilizadores sobre a mudança do icone PWA

Neste caso, a mensagem surge porque o Twitter alterou o logo da sua plataforma para o X, mas, ao mesmo tempo, deixa alguns utilizadores confusos. Quem usa a PWA do Twitter, a mudança pode ativar este sistema de segurança e a mensagem de alerta – e os utilizadores que desconheçam a mesma podem acabar por pensar que se trata de um alerta legítimo.

De notar que, apesar de os alertas terem sido verificados sobretudo no Edge, o Chrome também conta com uma funcionalidade similar, que funciona da mesma forma com apps PWA.

Portanto, caso use a PWA da X, e receba subitamente a notificação do alerta, agora sabe o motivo.