OpenAI encerra identificador de conteúdos criados por IA por baixa precisão

OpenAI encerra identificador de conteúdos criados por IA por baixa precisão

Faz menos de seis meses que a OpenAI, numa tentativa de fornecer meios para identificar conteúdos criados via o ChatGPT, lançou a ferramenta “AI Text Classifier”. Esta permitia identificar textos que foram criados via o ChatGPT, e era particularmente útil no meio escolar.

No entanto, os utilizadores que tentarem aceder ao site da ferramenta, agora devem apenas verificar uma mensagem de erro, a indicar que a mesma não existe. Isto porque a OpenAI, de forma algo silenciosa, parece ter descontinuado esta ferramenta.

Mensagem de erro ao aceder ao site da openAI

Na mensagem publicada no blog da OpenAI, a empresa refere que, desde o dia 20 de Julho de 2023, a ferramenta AI Text Classifier deixa de se encontrar disponível face ao seu baixo nível de precisão.

Ou seja, a empresa parece ter identificado que esta ferramenta teria uma baixa capacidade de identificar entre conteúdos reais e conteúdos criados via o ChatGPT – o que certamente é um problema quando essa é a principal função da ferramenta.

Apesar de a ferramenta oficial da OpenAI agora encontrar-se indisponível, ainda existem ferramentas de terceiros que prometem identificar estes conteúdos. No entanto, a ideia da OpenAI será também importante para sublinhar que, por ótimas que estas ferramentas sejam, é cada vez mais complicado identificar conteúdos criados via IA de conteúdo real.

Isto será ainda mais importante se tivermos em conta que a ferramenta foi lançada no final de Janeiro deste ano, e parte da própria OpenAI como forma de identificar conteúdos criados pelo seu chatbot.