Partilha de Proximidade está agora disponível para Windows
Os utilizadores do Windows com dispositivos Android podem agora contar com uma nova forma de partilharem rapidamente conteúdos entre os dois sistemas. A aplicação “Nearby Share” da Google encontra-se agora disponível para o sistema, facilitando a transferência de ficheiros entre dois dispositivos.
O Nearby Share é uma funcionalidade que começou a chegar aos dispositivos Android em meados de 2020, de forma a facilitar a transferência de ficheiros entre dispositivos. Este usa uma combinação de Bluetooth, WebRTC e WiFi Direct para acelerar o processo e facilitar a transferência de conteúdos.
Até agora, a funcionalidade encontra-se disponível, claro, para dispositivos Android, mas também para Chromebooks. A empresa estava a testar também uma aplicação para Windows, que permitiria transferir conteúdos diretamente para esse sistema, e parece que agora esta encontra-se pronta a chegar a mais utilizadores.
A versão final do Nearby Share para Windows encontra-se agora disponível, tornando mais simples a tarefa dos utilizadores partilharem conteúdos dos seus smartphones Android para PCs Windows.
A versão beta do software tinha sido lançada em Abril, mas chega agora na sua versão final para todos. Quem ainda não a tenha instalado, pode descarregar a versão mais recente a partir do site oficial da funcionalidade.
É importante ter em conta que, para a funcionalidade ser utilizada na sua capacidade máxima, é necessário que os utilizadores tenham tanto o WiFi como Bluetooth ativos nos dois dispositivos – tanto o smartphone como PC.
A interface da aplicação é bastante simples de usar. Primeiro basta selecionar o conteúdo que se pretende transferir a partir do smartphone. Em seguida, basta usar a funcionalidade de Partilha na Proximidade para enviar o conteúdo para o PC, que deve ser identificado automaticamente.
O mesmo se aplica no sentido inverso, para quem pretenda enviar conteúdos do PC para o smartphone. Mas a ter em conta que a Partilha na Proximidade deve encontrar-se ativa para o dispositivo ser detetado.
Neste momento, a aplicação apenas se encontra disponível para quem instale diretamente a app do site da empresa. No entanto, a Google encontra-se a trabalhar com alguns fabricantes para integrar a app de forma nativa nos seus sistemas, facilitando ainda mais a integração entre os dois sistemas operativos.
Esta funcionalidade pode ser particularmente útil para quem tenha um computador portátil e pretenda uma forma rápida de enviar conteúdos do smartphone para o mesmo, sem ter de recorrer a apps de terceiros ou cabos.