Partilha de Proximidade está agora disponível para Windows

Partilha de Proximidade está agora disponível para Windows

Os utilizadores do Windows com dispositivos Android podem agora contar com uma nova forma de partilharem rapidamente conteúdos entre os dois sistemas. A aplicação “Nearby Share” da Google encontra-se agora disponível para o sistema, facilitando a transferência de ficheiros entre dois dispositivos.

O Nearby Share é uma funcionalidade que começou a chegar aos dispositivos Android em meados de 2020, de forma a facilitar a transferência de ficheiros entre dispositivos. Este usa uma combinação de Bluetooth, WebRTC e WiFi Direct para acelerar o processo e facilitar a transferência de conteúdos.

Até agora, a funcionalidade encontra-se disponível, claro, para dispositivos Android, mas também para Chromebooks. A empresa estava a testar também uma aplicação para Windows, que permitiria transferir conteúdos diretamente para esse sistema, e parece que agora esta encontra-se pronta a chegar a mais utilizadores.

A versão final do Nearby Share para Windows encontra-se agora disponível, tornando mais simples a tarefa dos utilizadores partilharem conteúdos dos seus smartphones Android para PCs Windows.

A versão beta do software tinha sido lançada em Abril, mas chega agora na sua versão final para todos. Quem ainda não a tenha instalado, pode descarregar a versão mais recente a partir do site oficial da funcionalidade.

É importante ter em conta que, para a funcionalidade ser utilizada na sua capacidade máxima, é necessário que os utilizadores tenham tanto o WiFi como Bluetooth ativos nos dois dispositivos – tanto o smartphone como PC.

A interface da aplicação é bastante simples de usar. Primeiro basta selecionar o conteúdo que se pretende transferir a partir do smartphone. Em seguida, basta usar a funcionalidade de Partilha na Proximidade para enviar o conteúdo para o PC, que deve ser identificado automaticamente.

O mesmo se aplica no sentido inverso, para quem pretenda enviar conteúdos do PC para o smartphone. Mas a ter em conta que a Partilha na Proximidade deve encontrar-se ativa para o dispositivo ser detetado.

Neste momento, a aplicação apenas se encontra disponível para quem instale diretamente a app do site da empresa. No entanto, a Google encontra-se a trabalhar com alguns fabricantes para integrar a app de forma nativa nos seus sistemas, facilitando ainda mais a integração entre os dois sistemas operativos.

Esta funcionalidade pode ser particularmente útil para quem tenha um computador portátil e pretenda uma forma rápida de enviar conteúdos do smartphone para o mesmo, sem ter de recorrer a apps de terceiros ou cabos.