Proteja o seu smartphone do calor este Verão

Proteja o seu smartphone do calor este Verão

Este verão está a preparar-se para ser um dos mais quentes dos últimos anos, e se vai aproveitar para ir para a praia, certamente que o smartphone vai ser uma das primeiras “peças” a levar.

Afinal de contas, estamos em 2023, e se vamos à praia, isso tem de ser colocado nas redes sociais, certo? Bem, a prática em si vai depender de cada um, mas quer publique ou não, talvez seja melhor ter cuidado na forma como usa o seu smartphone durante este período mais quente do ano.

As temperaturas altas e smartphones não combinam propriamente bem, e podem causar mais dores de cabeça do que se imagina. Altas temperaturas não apenas afetam a vida útil do dispositivo, como também a bateria e podem mesmo causar danos graves nos mesmos.

Existem alguns “truques” que pode seguir para evitar que o seu dispositivo acabe frito pelo sol. Um dos mais básicos será evitar colocar o mesmo diretamente na luz solar.

Se for à praia, evite manter o smartphone em contacto direto com o sol, colocando-o dentro de uma bolsa – até por segurança do mesmo também. Se precisar de o usar, evite que seja durante longos períodos de tempo.

Se estiver próximo da água, mesmo que os dispositivos tenham alguma resistência nos dias de hoje, tenha em conta que a água salgada tende a causar mais danos nos equipamentos – mesmo com proteção. Evite levar o dispositivo para próximo de zonas onde este possa cair.

Outro ponto importante será ter atenção ao que se encontra a proteger o dispositivo. Muitos optam por usar capas para proteger os seus smartphones contra quedas e choques. No entanto, estas capas adicionam uma camada extra de material que, em muitos casos, podem tornar mais difícil a dissipação do calor – ou até agravar o mesmo.

Se o seu dispositivo tiver uma capa, considere remover a mesma durante as alturas de maior calor.

O mesmo se aplica também caso tenha de o carregar. Evite colocar o dispositivo a carregar enquanto se encontra numa zona com temperaturas ambiente elevadas. O processo de carregamento eleva consideravelmente a temperatura da bateria e dos componentes internos, e se isso pode ser problemas já em alturas do ano mais frias, então no verão é ainda pior.

Uma das técnicas para evitar problemas será usar carregadores menos potentes – evite usar carregadores de carregamento rápido durante temperaturas elevadas. Ou então, carregue o equipamento apenas em ambientes controlados de temperatura.

Por fim, realize também alguma “limpeza” a nível do software. Tente desativar todos os extras que não sejam necessários, como os dados móveis ou redes Wifi, bem como apps em segundo plano que não sejam imediatamente necessárias.

Colocar o dispositivo em modo de poupança de bateria também pode ajudar nisso – e aumenta a autonomia como “bónus”.

Mas se mesmo assim verificar que o seu dispositivo está extremamente quente, evite procurar formas de o “arrefecer” rapidamente. As alterações bruscas de temperatura podem causar tanto ou mais danos do que manter o mesmo sobre elevadas temperaturas. Em último caso, opte por desligar completamente o mesmo e evite usar durante algum tempo.