Sega considerava “simples” ganhar terreno face à Playstation

Sega considerava “simples” ganhar terreno face à Playstation

Uma coleção de documentos da Sega foram recentemente revelados, deixando alguns dos planos que a empresa tinha em 1990 para combater a ameaça da Sony. Na altura, a PlayStation começava a ganhar destaque no mercado, e a SEGA via a consola da Sony como uma rival de peso – ainda antes desta ser lançada oficialmente.

No entanto, na altura, a SEGA considerava que iria ser relativamente fácil de ganhar no mercado face à rival – embora isso não se tenha vindo a verificar, como bem sabemos. Os documentos foram recentemente revelados no caso entre a Microsoft e a FTC, e deixam uma pequena história sobre o que a SEGA pensava na altura da sua rival Sony.

Os documentos destacam-se para a consola Sega Saturn, e indicam que, na altura, a empresa considerava que estava a ganhar no mercado face à PlayStation. O ex-CEO da empresa na altura, Tom Kalinsky, afirma num dos documentos que, em visita a Tóquio, o mesmo relatou a experiência de como as vendas das consolas da SEGA continuavam a ser superiores às da PlayStation, e que “enterrar” a consola rival seria uma tarefa fácil.

Na mensagem, Tom Kalinsky demonstrava-se confiante que a tarefa de combater a Sony seria relativamente simples, e que a SEGA iria conseguir sair vitoriosa junto dos consumidores. No entanto, apesar desta confiança, a Sega Saturn nunca viu uma grande popularidade no mercado – e de longe, nunca conseguiu superar a consola da Sony.

No final, os documentos apenas dão um pouco da história do que aconteceu no mercado quando a Sony lançou a sua primeira consola, que claramente viria a revolucionar o mesmo – e ainda continua forte mesmo anos depois.