Threads começa a ser adotada por partes políticas nos EUA

Threads começa a ser adotada por partes políticas nos EUA

A nova aplicação do Threads da Meta tem vindo a ganhar bastante popularidade no mercado. Em menos de 16 horas desde o lançamento, a app já contava com mais de 30 milhões de utilizadores ativos – e os dados mais recentes apontam que pode ter atingido os 50 milhões.

A popularidade foi de tal forma elevada que o Twitter já se encontra a tentar processar a Meta, alegando que a empresa “copiou” a rede social do pássaro azul.

No entanto, existe também outra frente onde a Threads pode estar a ganhar terreno. Enquanto que apps de redes sociais alternativas ao Twitter não são novas, a app começa também a ganhar interesse por parte de políticos e partidos políticos – sobretudo nos EUA, tendo em conta o foco atual da app.

Com todas as mudanças que foram realizadas no Twitter, por parte de Elon Musk, existe uma grande percentagem de políticos norte-americanos que se encontra a procurar um meio termo a nível de plataforma para difundir as suas ideias.

De acordo com os dados do portal Axios, cerca de um quarto dos membros do congresso dos EUA já se encontram no Threads, e a começar a usar a plataforma para divulgação de informações.

Mais de 100 democratas já terão criado as suas contas na plataforma, e o mesmo se aplica também do lado republicano. Para já, no entanto, a Casa Branca ainda não possui uma presença oficial na Threads – embora isso possa eventualmente mudar.

É importante relembrar que, desde a entrada de Elon Musk na direção do Twitter, várias personalidades do foro político da rede começaram a considerar que a plataforma se tornou consideravelmente limitativa nos conteúdos que poderiam ser partilhados.

A Threads, sendo associada com o Instagram, parece sofrer menos desse estigma, o que está a ser visto para muitos como uma forma de “liberdade de expressão”. No entanto, existem também algumas entidades que já se encontram a acusar a plataforma de censurarem conteúdos associados com os partidos mais conservadores. Donald Trump Jr deixou críticas à Meta por considerar que a plataforma já se encontra a realizar medidas contra o seu partido.

Seja como for, o Threads ainda se encontra a dar os primeiros passos, portanto muito ainda existe para fazer na plataforma, o que inclui também analisar como esta irá lidar com os conteúdos focados na política.