Twitter volta a reativar versão antiga do TweetDeck e da API
No início da semana passada, o Twitter começou a migrar os utilizadores – em formato forçado – para a nova versão do TweetDeck. Esta medida antecedeu a aplicação de limites no número de tweets que os utilizadores poderiam aceder na plataforma.
Na altura, vários utilizadores confirmam que a versão antiga do TweetDeck tinha deixado de funcionar, apresentando erros e falhas no carregamento de conteúdos. Rapidamente se veio a confirmar que isso dizia respeito a uma mudança na plataforma, onde os conteúdos do TweetDeck passariam para a nova versão do mesmo – e ficariam também limitados, ao fim de 30 dias, apenas para utilizadores com o Twitter Blue.
No entanto, de forma algo silenciosa, o Twitter parece ter voltado a reativar o funcionamento da antiga versão do TweetDeck. Esta versão ainda era baseada na antiga API da plataforma, e dai que, os erros verificados na mesma, estariam relacionados com o facto da API também apresentar falhas.
Mas o Twitter parece ter corrigido esses problemas, permitindo que o TweetDeck volte a funcionar em pleno na versão antiga. O mais curioso será que, quem tinha apps criadas sob a versão antiga da API, também voltou a ter a capacidade de usar as mesmas. Não se sabe, para já, se esta medida vai ser aplicada de forma permanente ou será apenas uma mudança temporária do Twitter.
Nos últimos meses o Twitter tem vindo a aplicar medidas para limitar ou bloquear o uso da antiga API, pelo que é possível que esta “abertura” seja apenas de forma temporária. No entanto, a mesma permitiu que alguns clientes de terceiros do Twitter, que usavam a antiga API, voltassem a funcionar corretamente.
Infelizmente, tudo leva a crer que o Twitter vai manter a ideia original, sendo que o TweetDeck passará a ser uma funcionalidade que obriga ao uso do Twitter Blue. Mesmo estando agora disponível na versão antiga, isto deverá ser apenas temporário.