WhatsApp corrige sistema que permitia desativar qualquer número da plataforma
De forma recente foi descoberto que os utilizadores do WhatsApp poderiam ser afetados por um novo formato de “ataque”, em que as suas contas poderiam ser bloqueadas apenas por alguém enviar um email a pedir para tal.
O caso começou a ganhar tração depois de vários grupos terem começado a usar este método para bloquear contas da plataforma, onde tudo o que era necessário saber era o número de telefone da vítima, e enviando um email para o suporte do WhatsApp, era possível bloquear as contas da mesma.
No entanto, parece que a Meta agora encontra-se a aplicar medidas para prevenir que este método seja usado para bloquear as contas. Quem agora tentar desativar um número de telefone do WhatsApp contactando o suporte do WhatsApp, vai necessitar de fornecer mais detalhes para comprovar que é efetivamente o “dono” desse número.
Isto passa por enviar dados como uma fatura do serviço de telefone ou os dados de identificação do utilizador. Depois de enviado os conteúdos pedidos, a Meta irá analisar se os mesmos validam a identidade do utilizador, e se comprovam que este é o dono do número de telefone em questão.
Desta forma, existe uma camada adicional de “segurança” para evitar que qualquer um possa rapidamente desativar um número de telefone do WhatsApp com apenas um email. O processo exige que sejam enviados documentos pessoais para a Meta, mas ao mesmo tempo será um passo extra necessário para evitar que o sistema seja abusado.