X reativa conta de utilizador que publicou imagens de abusos a menores

X reativa conta de utilizador que publicou imagens de abusos a menores

Durante o dia de ontem, o agora conhecido como X suspendeu uma conta de uma reconhecida personalidade de extrema-direita nos EUA. Esta medida rapidamente levou à indicação de que a conta teria sido suspensa por censura da rede de Elon Musk.

A conta pertence a Dom Lucre, que segunda a jornalista da BBC Shayan Sardarizadeh, é associada com um teórico da conspiração de extrema-direita nos EUA e membro da QAnon, que regularmente usa o Twitter para partilhar conteúdos de conspiração para milhares de seguidores. A entidade apelida mesmo a conta como uma das maiores sobre teorias da conspiração atualmente no Twitter.

Durante o dia de ontem, a conta foi subitamente suspensa, com vários utilizadores a comentarem que a medida teria sido realizada como parte de censura da X/Twitter. No entanto, a situação pode ter sido mais grave do que isso.

mensagem de conta suspensa no twitter x

De acordo com Elon Musk, a conta foi alegadamente suspensa depois de conteúdo de pornografia infantil ter sido publicado pela mesma. Em causa encontravam-se imagens explicitas, relacionadas com um caso nos EUA, de um homem que abusou sexualmente de menores com idades a partir dos 18 meses. Musk afirma ainda que o conteúdo em questão foi removido, e a conta do utilizador entretanto reativada.

Na resposta, Musk afirma ainda que apenas a equipa de moderação do Twitter terá verificado as imagens, indicando que estas foram “identificadas” pelo sistema da rede social antes de chegarem aos utilizadores. No entanto, isto pode não ser inteiramente verdade tendo em conta os comentários de alguns utilizadores à resposta.

mensagem de elon musk em resposta

Segundo os mesmos, as imagens e o conteúdo em questão estiveram durante várias horas no Twitter, e obtiveram milhares de visualizações. Alguns dos comentários ainda disponíveis na plataforma, sobre o tweet agora removido, claramente indicam que o conteúdo foi visualizado por milhares de pessoas. Alguns dos comentários indicam mesmo que as imagens não deveriam encontrar-se na rede social por serem demasiado perturbadoras.

É importante ter em conta que os termos da X explicitamente impedem este género de conteúdos de serem publicados na plataforma, e que podem levar à suspensão permanente das contas que o realizem. No entanto, Musk decidiu reativar a conta do utilizador que publicou o conteúdo.

Mesmo que as imagens sejam relacionadas com um caso ativo nos EUA, as imagens partilhadas iriam contra estes termos da X, e como tal, a conta que realizou a ação deveria ser sujeita aos mesmos termos que todos os restantes utilizadores.