AMD aumenta o envio de novas gráficas para o mercado, Nvidia e Intel encolhem

AMD aumenta o envio de novas gráficas para o mercado, Nvidia e Intel encolhem

A AMD tem vindo a realizar progressos no desenvolvimento de novas placas gráficas para o mercado, e os dados mais recentes parecem confirmar que os consumidores estão também interessados nas mesmas.

De acordo com os dados da empresa Jon Peddie Research (JPR), que analisou as vendas de placas gráficas no mercado durante o segundo trimestre de 2023, registou-se um ligeiro aumento nas vendas em geral.

No total, foram enviadas para o mercado 61.6 milhões de unidades de placas gráficas, um aumento de 12.4% comparativamente ao período anterior. Este aumento surge apesar do mercado dos PCs estar a encolher.

No entanto, os dados mais interessantes encontram-se quando se analisa os envios de cada uma das principais empresas: AMD, NVIDIA e Intel. Os dados demonstram que a AMD registou um aumento nas placas enviadas para o mercado neste período, enquanto a Intel e NVIDIA registaram quebras.

No total, o mercado regista uma quota de 26.9% de placas da AMD, um aumento dos 22.9% do mesmo período no ano anterior.

Por sua vez, as placas da NVIDIA registaram uma queda de 0.8% na quota do mercado, e da Intel cerca de 0.4%. Isto apesar de ambas as empresas ainda terem registado aumentos no envio de placas para o mercado no segundo trimestre do ano (11.7% na Intel e 7.5% na NVIDIA).

Dados de quota no mercado para placas gráficas da empresa

No que respeita ao mercado das dGPU, a NVIDIA continua a liderar, com uma quota no mercado de 87%. A AMD surge com 10% de quota, e a Intel com cerca de 3%. O envio de placas dGPU para o mercado aumentou 12% em comparação com igual período do ano passado.

Por sua vez, a nível de placas gráficas integradas, a Intel continua a dominar com uma quota no mercado de 84%, acompanhada pela AMD com 16%.

Tendo em conta os dados, os analistas apontam que o mercado das placas gráficas continua a crescer, mesmo que o mercado dos PCs esteja em queda. Em parte, isto deve-se a existirem cada vez mais consumidores a optarem por adquirir as suas próprias placas gráficas, e surge depois de alguns tempos complicados para encontrar as mesmas a preços razoáveis ou até mesmo em stock.