Android vai ficar mais rápido graças ao novo ART 14

Android vai ficar mais rápido graças ao novo ART 14

A Google encontra-se a trabalhar numa nova atualização para o sistema Android Runtime (ART), que de acordo com os dados e testes da empresa, pode vir a melhorar consideravelmente o desempenho das aplicações no sistema – até mesmo em dispositivos com versões mais antigas do Android.

A nova versão do ART 14 encontra-se a ser desenvolvida com foco no Android 14, mas os seus benefícios podem chegar também a dispositivos que tenham o Android 12 ou superior, através de atualização do sistema.

De acordo com a empresa, com a nova atualização, o OpenJDK do Android passa da versão 11 para a 17, o que apenas por si já deve fornecer melhorias consideráveis de desempenho. Ao mesmo tempo, o sistema deve contar ainda com várias otimizações para tornar o carregamento de código no Android mais rápido e eficiente.

O termo “ART” refere-se ao “Android Runtime”, que é o ambiente de execução utilizado pelo sistema operativo Android para executar as aplicações. O ART substituiu o antigo ambiente de execução Dalvik a partir da versão 5.0 do Android, conhecida como Android Lollipop.

O Android Runtime (ART) é responsável por compilar o código-fonte das aplicações escritas em linguagem Java (e outras linguagens compatíveis) em código nativo, executado diretamente pelo processador do dispositivo. Isso ajuda a melhorar o desempenho e a eficiência das aplicações, uma vez que o código nativo é mais otimizado em comparação com o código interpretado utilizado pelo Dalvik.

Como faz parte de uma característica fundamental do Android, melhorias no mesmo tendem a trazer melhorias também ao nível de desempenho para o sistema e as suas aplicações.