Bing continua a não cativar utilizadores apesar do investimento em IA

Bing continua a não cativar utilizadores apesar do investimento em IA

A Microsoft fez uma aposta milionária em Inteligência Artificial durante os últimos meses, e isso pode-se ver com o Bing Chat e as diferentes formas como este foi integrado nos serviços da empresa.

Uma das grandes apostas da empresa encontra-se o facto de usar a IA poder vir a ajudar a melhorar as pesquisas do Bing, e diretamente, levar a que mais utilizadores passem a usar o motor de pesquisa invés da rival da Google.

No entanto, os dados mais recentes da Statcounter parecem demonstrar que pouco se alterou, apesar do entusiasmo com a tecnologia.

De acordo como os dados, respeitantes aos primeiros meses de 2023, a participação no mercado do Bing continua a ser relativamente pequena, sobretudo quando se compara a rivais como a Google – e a aposta na IA não veio melhorar os números.

Em Fevereiro a Microsoft afirmava que o seu motor de pesquisa atingia os 100 milhões de utilizadores ativos diariamente. No entanto, este valor não causou grande efeito no uso do mesmo no mercado, onde a Google ainda lidera com mais de mil milhões de utilizadores ativos todos os dias.

dados de uso dos motores de pesquisa no mercado

Em Fevereiro de 2023, o Bing contava com uma participação no mercado de 2,81%. Atualmente o valor subiu ligeiramente, mas apenas para os 3,04%, que será ainda relativamente pequeno em comparação com os 91.77% da Google.

Ao mesmo tempo, os dados parecem demonstrar que o uso do motor de pesquisa também passa por altos e baixos. Segundo os dados da empresa YipitData, em Fevereiro de 2023 o Bing contava com cerca de 95.7 milhões de utilizadores. Em Março, este valor subiu para 101,7 milhões, mas rapidamente caiu no mês seguinte para os 96.4 milhões.

A curiosidade com o Bing Chat certamente que leva os utilizadores a experimentar o mesmo, mas ainda é uma percentagem relativamente pequena que efetivamente passam a usar o Bing como o motor de pesquisa no dia a dia. A isto inclui-se ainda alguns problemas que a plataforma passou, como é o facto do Bing Chat nem sempre fornecer respostas consistentes, e de algumas das suas funcionalidades ainda estarem limitadas.

Além disso, o facto da Microsoft ter colocado o Bing Chat a funcionar apenas no Microsoft Edge também não ajudou, porque a grande maioria dos utilizadores ainda se encontram no Chrome.