CEO da Microsoft considera que a IA é como a Internet nos anos 90
Faz apenas alguns anos que a Internet era vista como o “boom” da tecnologia, algo novo que começou a ganhar terreno no mercado. E agora, a mesma ideia parece estar a surgir, mas para o foco da inteligência Artificial.
A Microsoft encontra-se entre a lista de empresas que começaram, desde cedo, a apostar nesta tecnologia. A mesma tem vindo a revelar várias funcionalidades nos seus serviços onde IA é usada, e o Bing Chat é uma das maiores plataformas de chatbot atualmente disponíveis.
E aparentemente o CEO da Microsoft, Satya Nadella, encontra-se bastante otimista quanto ao futuro. Durante uma recente entrevista no programa “The Circuit With Emily Chang”, o executivo afirmou que a Inteligência Artificial vai ser algo comparável com a evolução da Internet.
Nadella cita um memorando interno da Microsoft, criado por Bill Gates, onde em 1995 o mesmo afirmava que a Internet iria ser o futuro de todas as empresas e estaria presente em praticamente todos os locais. Essa realidade veio a concretizar-se, e na ideia de Nadella, a IA será algo similar.
O mesmo acredita que a IA pode vir a converter-se na próxima “internet”, pelo menos nas ideias para tal. A carta de Bill Gates em 1995 aponta claramente que o futuro que a Microsoft ansiava era a Internet, e Nadella deixou claro que agora o foco é a IA.
É importante relembrar que a Microsoft possui um grande investimento na OpenAI, que atualmente é considerada a empresa mais avançada no ramo da IA. Como tal, a ideia do CEO da Microsoft pode ser também focada para o sucesso da parceria entre as duas partes e como forma de rentabilizar o investimento para o futuro.
Durante a entrevista, onde Sam Altman, o CEO da OpenAI, também se encontrava presente, foram ainda deixados alguns comentários sobre a possível compra da OpenAI pela Microsoft. Nesta questão, o executivo afirma que a empresa não está à venda, e que não sabe como pode ser mais claro do que isto – face a todos os rumores de que a compra pela Microsoft poderia vir a acontecer.