Governo dos EUA terá tentado acordo com TikTok para evitar bloqueios

Governo dos EUA terá tentado acordo com TikTok para evitar bloqueios

O TikTok tem vindo a encontrar-se em alguns problemas com as autoridades de vários países, devido sobretudo às suas ligações na China e à possibilidade de recolha de dados. No entanto, um recente relatório indica que o governo dos EUA pode ter tentado também aplicar regras sobre a recolha de informações que realiza da plataforma, como forma de permitir que a mesma continuasse a operar no pais.

De acordo com a agência Forbes, a CFIUS, autoridade dos EUA, terá oferecido ao TikTok uma proposta durante o Verão passado, que caso fosse aceite, iria dar acesso aos sistemas internos da plataforma e ao funcionamento da mesma sem limites para o governo norte-americano.

O acordo, que foi verificado pela fonte, iria envolver acesso a sistemas internos da plataforma social, bem como dos utilizadores da mesma. Entre os termos do acordo encontra-se a capacidade das autoridades acederem aos conteúdos dos sistemas do TikTok sem praticamente restrições, terem a capacidade de bloquear ou alterar os termos de serviço da plataforma nos EUA, sujeitar a Bytedance e TikTok a investigações sempre que necessário de entidades externas, e até mesmo a suspender temporariamente o funcionamento da app nos EUA sempre que fosse considerado necessário.

O acordo daria ainda a capacidade de o governo dos EUA realizar investigações e analises ao sistema da empresa, usando entidades terceiras para esse processo. Era ainda referida a possibilidade de excluir a ByteDance das decisões executivas tomadas pela empresa e contar com “um comitê executivo de segurança que operaria em sigilo da ByteDance”.

Dentro deste acordo, apesar das autoridades alegarem que seria com vista em garantir a segurança dos cidadãos norte-americanos, diversas entidades também olharam para o mesmo como uma forma de garantir mais controlo do governo sobre dados de cidadãos norte-americanos, que poderia abrir também as portas para possíveis casos de espionagem.

Apesar disso, o acordo não aparenta ter sido seguido pela empresa, tanto que o TikTok encontra-se atualmente a ser investigado pelas autoridades para averiguar se acarreta riscos para os utilizadores norte-americanos e para a segurança nacional. A mesma fonte indica ainda que vários advogados da ByteDance opuseram-se ao acordo e aos termos deixados no mesmo.