Chrome testa novo modo de leitura em alta voz

Chrome testa novo modo de leitura em alta voz

O Google Chrome já conta atualmente com um Modo de Leitura, que permite simplificar as páginas web para um formato fácil de ler, focando-se no tema principal do site. Este modo é particularmente útil para sites de notícias e artigos, tendo em conta que reduz a quantidade de conteúdos desnecessários no ecrã e foca-se no principal.

No entanto, a Google encontra-se a testar algumas novidades para o modo, entre as quais encontra-se a possibilidade de este receber um sistema de leitura em alta voz.

A versão Canary do Chrome conta agora com um novo modo de leitura em alta voz, que é capaz de reconhecer o texto no site e realizar a leitura dos conteúdos – o que será particularmente útil para quem tenha necessidades especiais ou pretenda ouvir apenas as notícias.

Esta funcionalidade surge quando o modo de leitura se encontra ativo, e onde os utilizadores podem encontrar um pequeno ícone de reprodução, que permite iniciar a leitura do conteúdo.

De acordo com um vídeo partilhado no Reddit, a funcionalidade parece usar uma voz robótica – possivelmente de forma local no sistema invés de usar o sistema de voz da própria Google. No entanto, é possível que o sistema venha ainda a receber alterações antes de ficar disponível na versão estável do navegador.

A ter em conta que esta funcionalidade é algo que já se encontra em navegadores alternativos no mercado, como o Edge, portanto a Google parece estar a trazer uma função que os utilizadores já poderiam usar para tentar manter o seu navegador relevante.

De momento a novidade apenas se encontra disponível na versão Canary do Chrome, sendo ainda desconhecido quando ficará disponível para todos.