Disney+ vai aumentar os preços e pode aplicar limites na partilha de contas

Disney+ vai aumentar os preços e pode aplicar limites na partilha de contas

A Disney encontra-se a preparar para aumentar os preços das suas plataformas de subscrição em vários países, com novas medidas para prevenir a partilha de senhas – em formato similar ao que se encontra na Netflix.

A Walt Disney Company confirmou que o preço da plataforma do Disney+ vai aumentar em vários países. A medida foi revelada depois da apresentação dos resultados financeiros da empresa, que apesar de serem positivos face às expectativas, ainda se demonstram com algumas ressalvas.

A subida de preços vai ocorrer primeiro nos EUA, a partir de 12 de outubro, onde o serviço premium (sem anúncios) passa dos 10,99 para 13,99 dólares. Até dezembro de 2023 espera-se ainda que vários países na Europa venham também a ter alterações – entre os que já foram confirmados encontra-se França, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Noruega, Suécia e Dinamarca.

Para já, Portugal ainda se encontra fora da lista de aumentos, mas isso não quer dizer que tal venha a manter-se por muito tempo – dependerá do desempenho da plataforma nos próximos meses.

Bog Iger, CEO da Walt Disney Company, afirma que este aumento de preços pretende refletir o valor da marca no mercado e dos conteúdos que são fornecidos na plataforma.

Ao mesmo tempo, a empresa deixou ainda a ideia de que pode começar a aplicar medidas para evitar a partilha de contas dentro da sua plataforma, numa medida similar ao que aconteceu recentemente com a Netflix. A ideia será evitar que os utilizadores possam partilhar as suas contas com terceiros “fora de casa”, o que a empresa vê como uma ameaça para os ganhos.

Para já, nenhuma medida encontra-se prevista, mas o CEO afirma que medidas podem vir a ser aplicadas ao longo de 2024. O mesmo afirma ainda que existe a possibilidade para o crescimento do negócio com a aplicação destas medidas – novamente, indo de encontro com o que a plataforma rival da Netflix também verificou recentemente, com mais utilizadores a subscreverem depois de terem sido implementadas as regras contra a partilha de contas.

Independentemente disso, para já nenhuma medida concreta foi revelada, portanto, nada vai ser aplicado de imediato. Ainda assim, não seria de estranhar ver mudanças para breve neste aspeto, com regras mais apertadas para a partilha de contas.