Edge vai remover funcionalidades desnecessárias

Edge vai remover funcionalidades desnecessárias

O Edge tem vindo a receber várias melhorias ao longo dos anos, desde que foi inicialmente lançado na sua versão Chromium. O mesmo tem vindo a destacar-se como uma alternativa ao Chrome – seja pelas boas ou más razões.

No entanto, durante este tempo, na ideia de fornecer mais ferramentas para os utilizadores, a Microsoft acabou por integrar muita funcionalidade vista pelos utilizadores como desnecessária – ao ponto de ser mesmo considerada bloatware.

Uma das principais críticas do Edge encontra-se no facto deste ser muito “pesado”, com muitas funcionalidades na sua interface, que tornam o uso da mesma confusa.

Faz apenas alguns dias, a Microsoft revelou a versão 117 do Edge para o canal Beta, que conta com algumas novidades. No entanto, uma das maiores alterações vai ser a descontinuação de algumas das funcionalidades existentes no navegador que eram vistas como desnecessárias.

Entre as funcionalidades que vão ser removidas encontra-se o Math Solver, Picture Dictionary, Citations, Grammar Tools e Kids Mode. A Microsoft considera que estas funcionalidades são focadas para um nicho específico de utilizadores, e que não necessitam de se encontrar diretamente no navegador.

Ao serem descontinuadas, a Microsoft basicamente confirma que não vão ser lançadas novas atualizações das mesmas, e que eventualmente estas vão ser removidas do Edge.

Se tudo correr como esperado, o Edge 117 deve ser lançado para o canal estável no dia 14 de Setembro de 2023. Espera-se que estas alterações já se encontrem integradas no mesmo.