Falha no sistema da Tesla permite ativar funcionalidades pagas gratuitamente
A Tesla encontra-se a passar por alguns problemas, depois de um grupo de investigadores ter descoberto uma falha no sistema dos veículos da empresa, que pode permitir ativar a funcionalidade Full Self-Driving (FSD) de forma totalmente gratuita.
De acordo com o portal TechCrunch, os investigadores revelam ter descoberto uma forma de realizar, basicamente, o jailbreak do sistema presente nos veículos da Tesla, o que permite ativar o FSD de forma gratuita e ainda a capacidade de aquecimento dos bancos traseiros.
Segundo os investigadores, a exploração da falha para permitir este jailbreak envolve adulterar especificamente as voltagens fornecidas ao processador que se encontra no veículo. Caso esta voltagem seja aplicada em valores exatos e num momento específico, pode-se realizar ações que, de outra forma, não seriam possíveis.
Christian Werling, um dos responsáveis pela descoberta, afirma que a técnica pode ser aplicada com apenas alguns conhecimentos do sistema do veículo. Os investigadores esperam revelar os detalhes da mesma durante a conferencia Black Hat, que se realiza na próxima semana.
Tendo em conta que a falha apenas pode ser aplicada diretamente no sistema, para a usar é necessário o acesso direto ao veículo da Tesla. Se explorada, o FSD é uma das funcionalidades que pode ser ativada gratuitamente e até em regiões onde, normalmente, não se encontraria disponível.
É importante ter em conta que esta não é a primeira vez que se descobrem falhas no sistema da Tesla, que permitem o acesso a algumas das funcionalidades pagas de forma gratuita, ou meios para contornar algumas das restrições aplicadas pelo software.
Espera-se que, depois da falha ser revelada, a Tesla venha a lançar a correção para o problema com uma nova atualização do sistema via OTA.