Google pode remover links de coleções privadas dos utilizadores
A Google deve encontrar-se como uma das plataformas que mais pedidos de remoção de links recebe, associado com o seu motor de pesquisa. Diariamente a plataforma recebe milhares de pedidos de remoção de links com conteúdos em violação de direitos de autor ou de outros termos e leis.
Normalmente, esta remoção leva a que os links deixem de se encontrar disponíveis na pesquisa da empresa. Mas parece que, de forma recente, a medida vai também afetar alguns conteúdos que os utilizadores possas ter guardado nas suas contas.
O Google fornece uma funcionalidade conhecida como “Google Saved”, anteriormente “Google Collections”, que basicamente será um conjunto de links que os utilizadores podem guardar nas suas contas. Isto pode também ser usado para partilhar coleções de links pela web – por exemplo, os utilizadores podem rapidamente partilhar vários links para diferentes conteúdos de um tema com outros utilizadores.
É basicamente um Pinterest, mas focado para links e sites na web.
No entanto, para quem use a plataforma, deve ter atenção que a Google pode agora remover conteúdos das mesmas – quer seja de coleções privadas ou públicas. Vários utilizadores começaram a confirmar que, através da funcionalidade, os links que estariam a ser removidos das pesquisas da Google por pedidos de DMCA ou similares, encontram-se também a ser removidos das coleções guardadas.
Os utilizadores recebem apenas uma notificação, via email, a informar que o link vai ser removido da coleção e o motivo para tal. É importante notar que os links guardados através desta funcionalidade não estarão propriamente visíveis para a internet – trata-se de um sistema de coleções, basicamente como bloco de notas, mas onde se foca em links.
As coleções podem ter a vertente pública, mas também terão a funcionalidade privada, onde estão visíveis apenas para o próprio utilizador. A medida de remoção dos links das coleções parece estar a ser aplicada tanto a coleções públicas como privadas.
Ao mesmo tempo, se os utilizadores voltarem a tentar guardar o link na coleção, como este se encontra “banido” da pesquisa da Google, também não vai ser possível de o colocar.
Esta situação causa problemas para utilizadores que usam o sistema de coleções, mesmo que não saibam, para guardar sites que consideram como “favoritos”. Na app da Google, quando os utilizadores carregam no ícone de “favoritos”, estão na realidade a adicionar esse link numa coleção privada. Isto pode levar a que conteúdos que os utilizadores tenham adicionado a pensar ser como “Favorito”, estão agora em risco de ser eliminados.