X vai treinar modelos de Inteligência Artificial com dados dos utilizadores

X vai treinar modelos de Inteligência Artificial com dados dos utilizadores

A X, recentemente, revelou que iria atualizar os seus termos de serviço e política de privacidade. Como foi indicado pelo TugaTech, entre as alterações das novas políticas de privacidade encontra-se a recolha de mais dados pessoais dos utilizadores.

No entanto, esta não foi a única mudança feita pela plataforma. Ao que parece, a X vai começar também a usar os dados dos utilizadores para treinar os seus próprios modelos de IA e algoritmos.

A alteração dos Termos de Serviço da X e da sua Política de Privacidade indicam que, ao usarem a plataforma, os utilizadores estão a concordar também que os seus dados e informações, bem como a forma como usam a plataforma e os conteúdos partilhados, podem ser usados para o treino dos modelos de IA da empresa. Isto inclui também dados que a X possa vir a recolher de outras fontes terceiras.

No final, todos os dados que os utilizadores venham a partilhar na X podem ser usados nas entidades associadas à mesma para o treino de modelos de IA.

dados recolhidos pela x para treino de IA

De relembrar que Elon Musk, em tempos, aplicou medidas para limitar consideravelmente o uso da X, depois de terem sido identificadas várias situações onde a plataforma estaria a ser usada para recolha de dados para treino de modelos de IA – algo que o próprio indicou. Na altura, a plataforma aplicou medidas como a limitação do número de tweets que os utilizadores podem ver por dia.

Até ao momento não existe um meio específico para os utilizadores poderem evitar que os dados sejam usados para treino dos modelos de IA da empresa, algo que pode vir a levantar questões junto de certas entidades – sobretudo sobre as regras mais apertadas de recolha de dados na União Europeia.