Google revela nova ferramenta para programadores na Cloud

Google revela nova ferramenta para programadores na Cloud

A Google revelou uma nova plataforma IDE na Cloud, apelidada de Project IDX. Esta nova plataforma pretende ajudar os programadores de software a criarem as suas aplicações usando as capacidades de IA da empresa e tornando o processo mais eficiente.

O Project IDX encontra-se construído sobre o Visual Studio Code, integrando funcionalidades de IA com os modelos Codey e PaLM 2. Este sistema conta com um conjunto de ajudas para os programadores criarem as suas aplicações e editarem o código fonte das mesmas, incluindo a conclusão automática de código, chatbot para responder rapidamente a questões e recomendações contextuais.

O IDX permite que os programadores tenham uma plataforma cloud para criarem de forma eficaz as suas aplicações. O mesmo suporta alguns dos frameworks mais populares, como Angular, Flutter, React, e Vue.js – embora a lista possa vir a aumentar em breve.

O Project IDX permite ainda que os utilizadores possam aceder ao seu ambiente de programação a partir de qualquer dispositivo. Uma vez que se encontra na cloud, todo o processamento é colocado nos sistemas da Google, e os utilizadores podem aceder usando apenas o navegador.

Este encontra-se ainda fortemente integrado com o GitHub e o Firebase da Google, tornando o uso de funcionalidades de ambas as plataformas consideravelmente mais simples.

De momento este encontra-se em fase de testes, sendo que a empresa espera lançar novas funcionalidades durante as próximas semanas. Mas a empresa acredita que este projeto pode ajudar consideravelmente os programadores e transformar completamente as suas formas de trabalho.