Investigadores criam ferramenta de desbloqueio do ransomware do Key Group

Investigadores criam ferramenta de desbloqueio do ransomware do Key Group

As vítimas do ransomware Key Group podem agora ter uma nova via de tentar recuperar os conteúdos encriptados pelo ransomware, com uma nova ferramenta desenvolvida para a tarefa.

Os investigadores da empresa EclecticIQ revelaram ter conseguido desenvolver uma ferramenta que pode desencriptar os conteúdos que tenham sido bloqueados pelo ransomware do grupo até inícios de Agosto.

Apesar de o grupo alegar que a encriptação é feita via AES, os investigadores confirmaram que a chave e formato de encriptação entre todos os ataques é idêntica, o que permite que seja possível reverter a encriptação. Apesar de não ser um processo simples, a possibilidade encontrava-se em cima da mesa, e os investigadores confirmaram ter conseguido realizar essa tarefa.

No entanto, a ferramenta de desbloqueio ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento. Esta apenas se encontra disponível para uso via linha de comandos, visto tratar-se de um script Phyton. Os interessados podem verificar mais informações no site da empresa de segurança.

O grupo de ransomware Key Group é conhecido por ter ligações com a Rússia, sendo que começou as suas atividades no início de 2023. O mesmo realizou ataques a várias entidades desde então, a nível global, e muitas vezes divulga informações do grupo e dos seus ataques via o Telegram.

Os ficheiros encriptados pelo ransomware do grupo possuem a extensão .KEYGROUP777TG.

Tendo em conta que a ferramenta de desencriptação foi agora revelada, o grupo deve brevemente começar a atualizar as suas ferramentas, e adotar medidas para corrigir o que permitia o ataque de ser realizado em primeira instância. Isso pode levar a que as futuras versões do ransomware não possam ser desencriptadas dessa forma.