M3 Ultra da Apple pode contar com até 80 cores de GPU

M3 Ultra da Apple pode contar com até 80 cores de GPU

Os rumores sobre os futuros dispositivos da Apple continuam a surgir, e os mais recentes apontam que a empresa pode estar a preparar-se para grandes novidades sobre o seu chip dedicado M3 Ultra.

De acordo com os mais recentes rumores, a Apple pode estar a preparar-se para uma nova versão do seu chip M3 Ultra. Mark Guman, jornalista da Bloomberg, afirma que fontes próximas da empresa terão confirmado que esta encontra-se a desenhar o novo M3 Ultra para ter, como base, com 32 cores de CPU e 64 de GPU, mas que os mesmos podem atingir cerca de 80 cores de GPU.

Estes modelos esperam-se que venham a integrar o Mac Studio e Mac Pro, mas ainda deve faltar algum tempo até que venham a surgir efetivamente no mercado. Os rumores mais recentes apontam que estes modelos apenas devem ser oficialmente lançados no final de 2024.

A mesma fonte aponta ainda o possível calendário de lançamentos da empresa para o M3, que destaca a existência do modelo base a chegar em Outubro. Este deve encontrar-se já sobre a produção de 3 nm.

Este modelo deve contar com 8 cores de CPU e 10 de GPU. Deverá encontrar-se nos novos MacBooks e MacBook Air, juntamente com os novos iMac e Mac Mini.

O M3 Pro e M3 Max apenas devem ser lançados em algum momento dentro de 2024. O M3 Pro deve contar com entre 12 e 14 cores de CPU, e até 32 de GPU, ficando-se pelos MacBook Pro mais avançados. O M3 Max deve contar com 16 cores de CPU e 40 de GPU.