Microsoft aponta culpas de recentes erros com o Windows 11 em fabricantes
Recentemente vários utilizadores começaram a ter problemas com o Windows 11, desde que a atualização de Agosto de 2023 começou a ser fornecida. Apesar de rapidamente as culpas terem sido indicadas para a Microsoft, com a recente atualização, parece que o problema não está diretamente relacionado com o sistema operativo.
Os problemas começaram com os utilizadores a receberem mensagens de ecrã azul de erro, a indicar que o processador no sistema não era suportado. A falha ocorria em vários sistemas, mas todos tinham em comum o facto de terem sido atualizados com a atualização KB5029351.
No entanto, de acordo com a empresa, a falha não se encontra diretamente no Windows, mas nos fabricantes de motherboards. Ao que parece, alguns modelos de BIOS no mercado estariam com uma falha que poderia levar ao erro depois do sistema ser atualizado.
Apesar de a Microsoft aconselhar os utilizadores a contactarem os fabricantes dos seus processadores – Intel ou AMD – apenas a MSI confirmou a existência da falha, indicando que se trata de um problema na BIOS de alguns modelos de motherboards no mercado.
Para quem esteja a verificar problemas, a recomendação da Microsoft passa por remover a atualização problemática e esperar que os fabricantes corrijam o problema com futuras atualizações da BIOS.