Microsoft Edge vai brevemente receber melhorias de desempenho nas web apps do Office

Microsoft Edge vai brevemente receber melhorias de desempenho nas web apps do Office

A Microsoft conta com um conjunto de apps do Office, que além de se encontrarem disponíveis para desktop, também estão acessíveis pela Web. Entre estas encontra-se o Word, PowerPoint, Excel, Outlook e Teams.

Apesar de serem criadas para a web e para serem usadas no navegador, são aplicações complexas, e que envolvem um processo bastante complicado de criação – alem de complexo. Com isto, o desempenho das mesmas em diferentes navegadores nem sempre é o melhor.

No entanto, a Microsoft confirmou que pretende aplicar mudanças para ajudar a tornar as suas aplicações do Office mais adaptadas para uso em navegadores atuais. A partir do seu blog, a equipa de desenvolvimento do Microsoft Edge confirmou que vai começar a trabalhar diretamente com a equipa de Office Performance, responsável pelas melhorias de desempenho do Office, para tornar as web apps mais adaptadas para navegadores como o Edge.

A ideia será que as duas equipas trabalhem em conjunto, para garantir que as web apps fornecem o melhor desempenho possível nos navegadores – com foco sobretudo para o Edge. A ideia será que as duas equipas possam, mais facilmente, trocar ideias para otimizarem o desempenho das aplicações.

Algumas dessas ideias já terão sido mesmo implementadas. Num dos exemplos, a Microsoft refere que as duas equipas trabalharam em conjunto para otimizar o desempenho do PowerPoint, de forma considerável, sobre o Edge. As melhorias resultam em menos de 95% de uso do processador para certas atividades do PowerPoint.

No futuro, a empresa espera que esta colaboração possa vir a ajudar a tornar as web apps mais focadas para o desempenho – o que pode ser útil se tivermos em conta que a empresa tem vindo a apostar cada vez mais nas suas web apps para diferentes tarefas.