Microsoft Excel agora permite executar scripts Python como fórmulas

Microsoft Excel agora permite executar scripts Python como fórmulas

A Microsoft encontra-se a adicionar uma nova funcionalidade para o Excel, que agora vai permitir aos utilizadores executarem fórmulas em Python pela aplicação.

Os utilizadores do Microsoft 365 Insiders no canal Beta podem agora testar a mais recente versão do Excel, que se destaca por contar com suporte para a linguagem de programação Python como forma de expandir as fórmulas existentes nas folhas de cálculo.

A nova função “PY” vai permitir integrar funções de Python numa célula, que podem realizar diferentes ações na mesma ou comportar-se como macros. No entanto, invés de executar este código localmente, a Microsoft optou por usar Azure Container Instances para executar os mesmos, na cloud. Isto garante que o sistema permanece seguro contra possíveis ataques.

Como o script Python será executado num contentor isolado, este não possui acesso aos recursos locais, e desta forma, evita-se que informações sensíveis possam ser comprometidas. Para usar a funcionalidade os utilizadores necessitam de começar por usar a expressão =PY(). Feito isto, será aberta uma área de texto para escrever o script.

Excel com Python

A Microsoft afirma que todos os códigos executados desta forma são anónimos, portanto não é associado com nenhum utilizador ou sistema. O resultado do código é depois colocado na folha de cálculo conforme o que tenha sido pedido.

A empresa acredita que esta novidade pode expandir drasticamente as funcionalidades que podem ser usadas dentro do Excel, e tornar o software ainda mais adaptado para diferentes ambientes e para aumentar a produtividade em geral.

De notar que, para já, a novidade apenas se encontra disponível para utilizadores do Microsoft 365 Insider no canal Beta. Além disso, mesmo se os utilizadores estiverem neste canal, não existem garantias que a funcionalidade vai ficar disponível, tendo em conta que os testes ainda se encontram a ser feitos sobre um grupo limitado de utilizadores.