Microsoft investiga erro de processador não suportado em atualização do Windows
A Microsoft confirmou que se encontra a investigar uma falha, que afeta utilizadores do Windows 10 e 11, que tenham atualizado os seus sistemas recentemente.
A falha começou a ser reportada desde o dia 22 de Agosto, quando foram disponibilizadas as atualizações KB5029331 e KB5029351. Os utilizadores que as instalaram começaram a receber ecrãs de erro, com a mensagem “UNSUPPORTED_PROCESSOR”. Normalmente este erro ocorre quando o sistema se encontra num computador com um processador não suportado oficialmente.
A Microsoft confirmou que se encontra a investigar a situação, mas pede ajuda da comunidade para reportarem as falhas o melhor possível. De acordo com os comentários de vários utilizadores, nos fóruns de suporte da empresa, o problema parece afetar sobretudo sistemas com placas mãe da MSI Z690 e Z790.
No entanto, é possível que o problema esteja também a ocorrer noutras placas, embora em valores mais reduzidos. Os utilizadores afetados pela falha devem remover a atualização do sistema – o que a empresa afirma que deve ser realizado automaticamente, tendo em conta que o problema ocorre depois da atualização ser instalada e o Windows identifica a falha.