Microsoft vai vender direitos de cloud gaming da Activision Blizzard para a Ubisoft
A Microsoft confirmou que vai realizar uma grande restruturação nos planos para adquirir a Activision Blizzard, e que se acredita ser uma forma da empresa vir a conseguir obter a permissão para a compra da entidade por parte das autoridades no Reino Unido.
A empresa confirmou que, caso a compra da Activision Blizzard seja realizada, todos os direitos de jogos atuais e futuros da Activision Blizzard serão fornecidos durante 15 anos para a Ubisoft. Isto evitaria que os títulos da empresa fiquem exclusivamente disponíveis na plataforma de cloud gaming da Microsoft, a Xbox Cloud Gaming, e também resolveria um dos principais problemas que a CMA, a autoridade da competição no Reino Unido, apontou como sendo um impeditivo para o negócio se realizar.
A nova medida fornece ainda à Ubisoft a possibilidade da empresa distribuir todos os jogos da Activision Blizzard através de diferentes plataformas de cloud gaming.
Como parte do acordo, a Ubisoft irá realizar um pagamento único à Microsoft para adquirir os direitos da Activision Blizzard nos jogos em plataformas cloud. Os direitos permitem ainda que os jogos sejam distribuídos em diferentes plataformas de cloud gaming, que não sejam detidas pela Microsoft, e que não se baseiem em serviços associados ao Windows.
De relembrar que, em Abril, a CMA tinha bloqueado a compra da Activision Blizzard por parte da Microsoft, alegando que tal medida poderia dar bastante controlo à Microsoft sobre o mercado do cloud gaming. A investigação encontra-se agora a decorrer, com uma decisão prevista para 18 de Outubro.
No entanto, a CMA já deixou os seus comentários sobre esta recente medida, tendo indicado que, apesar da mesma, isso não será uma “luz verde” para que o negócio se possa realizar. A entidade ainda vai realizar as investigações necessárias da compra para averiguar se a medida não afeta rivais no mercado.
Enquanto isso, a Ubisoft também confirmou os planos, tendo indicado que os jogadores poderão, com apenas uma subscrição da Ubisoft+ Multi Access, ter acesso a vários jogos da Ubisoft e Activision Blizzard dentro de diferentes plataformas de cloud gaming.