Nvidia altera prioridades na produção de gráficas

Nvidia altera prioridades na produção de gráficas

O mercado das placas gráficas tem vindo a passar por altos e baixos. Durante a pandemia, e quando as criptomoedas se encontravam nas tendências, a procura elevada por gráficas levou a que fosse verificada uma falta de stock generalizada no mercado – elevando também os preços das placas.

Atualmente, o mercado encontra-se consideravelmente mais estável, mas se tivermos em conta alguns rumores, é possível que venham a ser feitas mudanças em breve.

Ao que parece, a NVIDIA encontra-se com planos de alterar as suas linhas de produção, para dar mais foco a algumas das suas placas em deterioramento de outras.

Segundo o portal MyDrivers, a NVIDIA encontra-se a alterar as suas linhas de produção para darem mais foco nas placas gráficas para portáteis gaming do que a modelos focados para desktops fixos. A ideia será que o mercado das gráficas em desktop encontra-se, atualmente, melhor, e como tal a empresa deve ajustar para o mercado que necessita de um maior stock e impulso.

No entanto, um ponto central da mudança está no facto da NVIDIA não se encontrar a aumentar a produção de chips para este mercado dos computadores portáteis gaming, mas sim a usar o que possui atualmente. Ou seja, a empresa encontra-se a reaproveitar o que se encontra no mercado e dos modelos para desktop, adaptando o mesmo para o setor dos portáteis.

É possível que, face a esta decisão, se venham a verificar alguns problemas a longo prazo. Um deles pode encontrar-se na falta de stock de chips para futuras gráficas desktop da empresa, tendo em conta a preferência para o mercado portátil.

A fonte indica que é possível que, para o final deste ano, se venham a verificar faltas de stock da RTX 40 no mercado global, como impacto das medidas agora aplicadas.

Obviamente, a empresa pode sempre equilibrar novamente a balança para prevenir que isso aconteça. Ao mesmo tempo, não existe para já nada que indique que o mercado das gráficas vai voltar a alguns dos tempos negros que se verificaram faz apenas alguns meses.

Mas estas movimentações podem indicar que a indústria encontra-se a mudar ligeiramente de foco nos mercados. Ao mesmo tempo, junta-se ainda o aumento no uso de tecnologias de IA, que recorrem a gráficas de elevado processamento para as suas tarefas – e que podem complicar ainda mais a questão a longo prazo.