Programa de monetização de Elon Musk falha em atrair utilizadores para o X Premium

Programa de monetização de Elon Musk falha em atrair utilizadores para o X Premium

A mais recente tentativa de Elon Musk para cativar os utilizadores da X a subscreverem ao X Premium passa pela partilha de receitas da publicidade. Este novo programa foca-se em criadores de conteúdos, e permite partilhar as receitas de publicidade apresentadas nas contas dos mesmos com os criadores.

A ideia, no papel, parece boa, e existem vários criadores que estão a confirmar terem recebidos avultados valores de pagamentos da X. No entanto, a ideia parece não estar a ter o efeito desejado para a plataforma, apesar de Musk e várias contas no círculo do mesmo alegarem o contrário.

Nos últimos dias, alguns criadores de conteúdos na X, a grande maioria apoiantes das medidas de Elon Musk para a plataforma, partilharam os valores elevados das receitas que estariam a receber do novo programa de partilha de receitas de publicidade da plataforma.

Este programa paga uma parte das receitas das publicidades vistas pelos utilizadores (apenas de contas verificadas pelo X Premium, antigo Twitter Blue) que apareçam em publicações dos criadores de conteúdos (que também necessitam de se encontrar registados no plano de subscrição da plataforma).

O próprio Elon Musk confirmou, em várias mensagens ao longo dos dias, como este programa encontrava-se a criar receitas elevadas para algumas destas contas, propagando ainda mais a ideia do programa para potenciais interessados.

No entanto, mesma com estas promessas, os dados parecem contradizer o que a plataforma e Elon Musk afirmam. De acordo com os dados mais recentes, partilhados pelo investigador Travis Brown, entre 1 de Julho e 10 de Agosto, apenas foram confirmados cerca de 94.000 novos utilizadores com contas do X Premium.

Os dados indicam que a plataforma ganhou apenas 16.000 novos utilizadores no X Premium por semana, durante o mês passado. Este valor representa apenas um ligeiro aumento face aos tradicionais 7000 a 15.000 novos registos que são verificados semanalmente – apesar de ter sido na semana em que a empresa revelou o novo programa de partilha de receitas.

Os dados parecem comprovar que, até ao momento, o programa de receitas partilhadas da X teve pouco ou nenhum impacto no número de novos utilizadores para o serviço de subscrição da mesma.

Apesar destes números serem considerados bastante reduzidos tendo em conta todo o potencial da X, Elon Musk continua a indicar que a plataforma está a crescer. Ao mesmo tempo, este encontra-se também a criar alegadas lutas de MMA com o CEO da Meta – que entretanto cancelou a participação em tal atividade depois de sucessivos adiamentos de Musk sobre o evento.