Projetos no Kickstarter vão ter de indicar quando usem IA
A Inteligência Artificial encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, e isso aplica-se também a novos projetos que se encontram a tentar chegar ao mercado. A pensar nisso, plataformas de crowdfunding como a Kickstarter necessitam de se adaptar para a nova realidade.
Com os novos termos da plataforma, os criadores de novos projetos na mesma vão agora ter de revelar qualquer uso que seja feito de IA dentro das suas criações e projetos. Estas novas regras vão ser aplicadas a todos os projetos enviados em e a partir de 29 de Agosto.
De acordo com o comunicado da entidade, a ideia será tornar mais transparente o processo de seleção dos projetos, bem como de possíveis fontes de conteúdos e de direitos de autor nas referências criadas pelos conteúdos via IA.
Os criadores dos projetos necessitam de ser transparentes na forma como usam IA e de como esta vai ser aplicada, seja em formato interno ou em funcionalidades finais para os utilizadores.
Ao serem submetidos novos projetos, serão ainda adicionadas novas questões focadas para quando se use IA, e que pretendem dar mais informação para a plataforma e potenciais investidores sobre a tecnologia implementada. Caso os projetos levem à criação de conteúdos via IA, devem ainda ser fornecidos detalhes de como os conteúdos finais vão encontrar-se com todos os direitos originais.
No caso de serem usados modelos de LLM específicos, os criadores dos projetos necessitam de fornecer detalhes dos mesmos, e de como os créditos dos conteúdos usados nesses modelos são apresentados.
Caso os projetos não indiquem detalhes concretos sobre o uso de IA, podem ser suspensos da plataforma a qualquer momento. Todos os envios feitos com este formato em mente serão analisados por moderadores da entidade antes de serem publicados.